Pesto de brócolis

caroline-attwood-iURDaRPA_sU-unsplash 2.JPG

Eu AMO pesto e acho a receita perfeita para fazer com ervas e verduras que já não estão mais tão bonitas para serem consumidos frescos. Aqui em casa somos dois então volta e meia cozinho brócolis e sobra um bocadinho. No dia seguinte pãn: ele vira pesto. Para o molho você pode e deve utilizar o brócolis inteiro, inclusive o talo e as folhas. Depois de pronto é só transferir o preparo para um pote de vidro bem limpinho e utilzar em massa, sanduiche, molho de salada ou o que mais a sua imaginação permitir…

Ah, caso você já tenha feito essa salada aqui e só sobrou mesmo o talo e as folhas, mistura um punhado de rúcula ou espinafre, por exemplo que vira pesto também. Nem preciso dizer que as nozes podem ser substituídas por um fruto seco de sua escolha assim como o grana padano pode ser parmesão. Se você for vegano tira o queijo. É tudo questão de se adaptar :)

Ingredientes:

  • 1 brócolis grande

  • Sumo de limão

  • 1 dente de alho

  • punhado de nozes

  • 50g de queijo grana padano

  • 100ml de azeite

  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

1.     Cozinhe o brócolis no vapor por aproximadamente 8 minutos.

2.     No processador de alimentos (ou liquidificador) bata o brócolis com o sumo de limão, as nozes, o queijo e metade do azeite até triturar bem. Adicione a outra metade do azeite e, se necessário adicione um pouco de água, bem pouco mesmo, é só para dar “liga”. Acerte o sal e a pimenta e voilá!

Para armazenar: O molho pesto pode ser armazenado na geladeira por até 15 dias. Depois de transferir para um pote lipo e bem fechado, cubra com uma camada fina de azeite – assim o manjericão não oxida.

Para congelar: Congele na forminha de gelo (cada cubinho dá para uma pessoa). Para descongelar: coloque o(s) cubo(s) de pesto congelado numa tigela e leve para rodar por 1 minuto no micro-ondas, em potência baixa, mexendo com uma espátula na metade do tempo. 

ReceitasLarissa Abbudbrócolis