Couve-flor gratinada

IMG_7952.jpg

Esse prato era um clássico da minha infância, depois sumiu dos cardápios mas de um tempo para cá tenho visto ele ganhando cada vez mais força em menus de restaurantes e jantares. Ele pode ser servido individual, em travessa tamanho família, com a couve-flor inteira ou em floretes, vai mesmo da imaginação de cada um…

Ah, e embora essa versão seja cheia de leite e queijo ela pode ser super adaptada para os veganos, intolerantes, ou simplesmente para adequar com o que você tem em casa. No lugar do queijo você pode colocar frutos secos triturados, por exemplo e se você for daqueles que adora uma ousadia arriscaria dizer coco seco. Vai por mim couve-flor e coco é uma ótima combinação! Aqui, vamos mesmo da versão clássica..

Ingredientes:

  • 1 couve-flor

  • ½ cebola

  • 1 litro de leite

  • 4 colheres (sopa) de farinha de trigo

  • 4 colheres (sopa) de manteiga

  • 1 folha de louro

  • queijo parmesão ralado (guarde a parte dura da casca, vamos usá-la aqui)

  • noz-moscada ralada na hora a gosto

  • sal e pimenta a gosto

Modo de Preparo:

1. Preaqueça o forno a 180 °C (temperatura média).
2. Retire as folhas, a base, o talo e reserve pois eles vão virar essa outra receita!

3. Corte a couve-flor em floretes médios. Coloque numa tigela e lave bem sob água corrente e deixe escorrer bem.
3. Em uma panela com fogo médio, coloque a manteiga e deixe derreter. Adicione a farinha de trigo e mexa por cerca de 3 minutos até começar a dourar - essa mistura é o roux , que ajudar a engrossar o molho e como a farinha foi cozida não vai te dar indigestão (a menos que você seja intolerante, claro).
4. Coloque o leite, misturando bem com o batedor de arame para dissolver todos os gruminhos de farinha. Junte a cebola, a folha de louro e tempere com sal e noz-moscada a gosto. A cebola aqui é “inteira” e ela vai servir apenas para temperar o seu molho e depois vai para esta outra preparação. Mantenha a panela em fogo médio e mexa por cerca de 15 minutos, até engrossar.
5. Distribua metade do molho nas tigelas, disponha os floretes e cubra com o restante do molho - deixe livre uma borda de cerca de 1 cm para evitar que o molho derrame ao borbulhar.
6. Polvilhe com o parmesão ralado e leve ao forno para assar por cerca de 20 minutos, até gratinar. Retire do forno e sirva a seguir.